Dicas para fidelizar clientes

Dicas para fidelizar clientes

Dicas para fidelizar clientes

O processo para aquisição de novos clientes é um longo caminho, é preciso prospectar possíveis clientes, fazer o contato, follow-up, enviar proposta, receber a contraproposta… esse caminho é conhecido por muitos, e costuma ser longo. Assim como Philip Kotler já mencionou “Conquistar um novo cliente custa cinco a sete vezes mais que manter um atual”, por isso, fidelizar clientes deve estar na lista das coisas que seu negócio precisa fazer para manter um giro de capital.

No mercado B2C é muito comum ver empresas tentando fidelizar clientes, oferecendo vantagens para quem compra de novo. Já no mercado B2B, fidelizar clientes não é tão fácil assim, pois as empresas esperam que seus fornecedores entendam seus problemas, e ofereçam soluções para eles.

No livro “Challenger Sales”, de Matthew Dixon e Brent Adamson, eles mencionam que 53% do processo de fidelização está relacionado a “não ao que você vende, mas como vende”. Investindo em fidelização, você terá um custo menor e um retorno grande, fortalecendo sua presença no mercado! Vamos entender algumas dicas para conseguir a fidelização?

CRM

O CRM (Customer Relationship Management), é uma ferramenta para gestão de relacionamento com o cliente. No CRM você deixará todas as informações do seu cliente (nome, e-mail, endereço, etc), e seu histórico de pedidos. Investir no CRM significa investir em uma relação mais próxima com seus clientes. Com todas essas informações, você saberá o que oferecer, e quando oferecer para cada cliente.

Customer Success

Muito confundido com o suporte, o customer succes tem uma grande diferença: ele age para evitar problemas. O objetivo disso é garantir o sucesso do seu cliente, gerando uma relação muito melhor! É preciso monitorar a satisfação do cliente, oferecendo soluções corretas.

Programa de Fidelidade

Os programas de fidelidade são muito comuns em empresas B2C, que oferecem descontos ou até mesmo coisas de graça para quem já fez compras anteriormente. No B2B, você pode oferecer vantagens para empresas que já fizeram negócios com a sua antes, como por exemplo: melhores condições de pagamento.

Menos burocracia

Invista em desburocratização! No mundo atual as pessoas querem tudo com mais rapidez, e a burocracia pode fazer você perder clientes, que não vão querer preencher papeladas e esperar dias para que seus problemas sejam resolvidos.

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